quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A dor que ninguém vê




Quando decidimos parar de fumar nosso maior medo é sentir muita falta da nicotina, ter recaídas, não conseguir resistir às insistentes tentativas do seu corpo para te convencer a "dar só uma tragadinha".
Sim, tudo isso acontece e realmente, é um teste de força de vontade incrível. O bom é que passa, com o passar dos dias você vai se habituando a sua nova condição e a falta do cigarro começa a ser cada vez menos importante.
Porém, existe um sintoma que vem tomando grande importância nos meus dias... a depressão. Mesmo tomando um antidepressivo, eu me sinto triste, tenho crises de choro e perco a vontade de seguir a vida. É verdade que agora, 50 e tantos dias após meu último cigarro, esses sintomas são menos frequentes, mas ainda existem.
Lá no comecinho do blog eu comentei que parar de fumar é como perder um grande amor, lembra
Uma relação de 14 anos... mesmo sabendo o quanto está me fazendo bem ficar longe do cigarro, ás vezes eu ainda me pego desejando voltar pra ele. Amor bandido mesmo.
A diferença é que eu estou determinada demais para desistir. Meu relacionamento e a saúde dos meus pulmões estão em jogo.

Nem todos os dias são sombrios... acho que a maioria deles não é.

Mas quando a nuvenzinha escura resolve se instalar em cima da minha cabeça, parece que o mundo vai acabar. Minha vida perde completamente o rumo, eu choro e choro e choro e não consigo explicar exatamente de onde vem tanta tristeza e por fim, o vazio me invade... não penso em nada, não falo nada, não sinto nada. Entro em transe, num estado vegetativo. As pessoas falam comigo e eu as escuto mas não as compreendo.

Nem todo mundo entende o que esta acontecendo comigo... acho que só você, ex-fumante que esta lendo meu texto, consegue visualizar o que eu estou descrevendo.

E não basta as pessoas não te entenderem, elas precisam deixar bem claro que estão pouco se fodendo pra você.
Querem um exemplo?
Minha mãe é fumante, isso vocês já sabem. Pergunta se ela deixou de fumar 1 maldito cigarro quando esta perto de mim... NÃO! 
Eu não me sinto no direito de pedir a ela que apague o cigarro. Acho que a boa vontade e bom senso precisam partir dela. 
Mas eu fico bem chateada quando ela fuma dentro do carro quando estou com ela. Não é só pela questão de dar vontade ou não, acho que é mais uma questão de mostrar respeito, se solidarizar com a pessoa... enfim, a única coisa que eu posso fazer é não pegar mais carona com ela. 

A partir da semana que vem darei início a minha campanha "adios sedentarismo"... vou caminhar da empresa até minha casa, todos os dias! 
Dessa forma, além de eliminar alguns muitos kilos, vou poder aproveitar ao máximo minha capacidade de respirar sem dores e sem perder o folego no primeiro km.

Bom pessoas, é isso... obrigada mais uma vez por me permitir entrar aqui, desabafar e me queixar!

Só por hoje... 

2 comentários:

  1. Querida,
    Não podemos desanimar...vamos..levante a cabeça...ainda outro dia comentei que a tristeza não vai embora se vc fumar...vai ainda piorar por causa da desistência. O cigarro não cura nada e nunca vai curar...temos que pensar nisso sempre, ok?
    Eu também ando assim e vc sabe....mas tenho lutado todos os dias contra a minha tristeza e tento não parar de fazer coisas novas...tem dias melhores e piores e se vc pensar bem, quando vc fumava tb tinha dias maus e não podia atribuir as culpas ao cigarro....
    Up...vamos lá...todas juntas vamos conseguir....já foi a parte pior...a da decisão....agora é seguir e pensar que voltar a fumar não é opção....então temos que esqueçe-lo...pronto e acabou....!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Tahyta. Como foi bom que você e a Teca encontraram meu blog, pois tudo o que vcs escrevem eu entendo perfeitamente pq aconteceu exatamente o mesmo comigo na minha primeira tentativa. Teve um dia que eu nunca vou esquecer, sente em frente ao computador e chorei, chorei tanto, sem nem saber pq. Era uma tristeza profunda como se eu tivesse perdido minha identidade. Não sabia mais se a Débora de verdade era eu mesma ou era a que fumava.... Eu me sentia uma pessoa mais feliz com o cigarro, mais agradável, etc. Mas como diz a Teca é tudo uma ilusão, Acredito que a gente acabe por se acostumar com a ausência de nicotina algum dia, aassim espero pelo menos. Se vcs pegarem meus post na epoca em que parei vcs irão ler exatamente a mesma coisa......
    Estou no meu segundo dia, mas estou com o adesivo... e sei exatamente oq me espera quando tirar...... Força ;)

    ResponderExcluir