sexta-feira, 17 de abril de 2015

269 dias, quase 9 meses e uma vida toda pela frente.




Cá estou novamente passando para dizer que estou viva e muito bem, obrigada.

Em 5 dias completarei 9 meses sem fumar. Que conquista maravilhosa! Pra quem vem acompanhando meu blog (obrigada, de coração) sabe que chegar até aqui me custou alguns momentos de superação.
Parar de fumar é mais do que tomar a decisão de não colocar um cigarro na boca, é tomar a decisão de mudar sua vida todinha.
Eu me afastei de pessoas que não respeitaram minha decisão ou não estavam dispostas a me ajudar, deixei de frequentar lugares que eu gostava, nunca mais tomei café puro, nem cerveja e ganhei uma vida nova, ao lado de pessoas que se importam mesmo comigo, passei a caminhar e a ver a vida de uma forma mais saudável.
Só por que eu parei de fumar? Sim, só por isso.
Comecei a caminhar por que era legal sentir meu folego melhorando a cada semana e por que caminhando eu ocupava minha cabeça com as coisas que estavam ao meu redor e não pensava tanto no cigarro ou nos problemas.
Coloquei de lado todos os meus "amigos" que não foram capazes de me apoiar e se queixavam por eu ter parado de sair com eles nos primeiros meses e descobri que minha vida é bem mais legal sem eles.

Mas nem tudo são flores e eu ainda sinto (e muito) os efeitos colaterais do cigarro, principalmente no que diz respeito a dependência psicológica.

Estou há 9 meses sem fumar, sendo que os últimos 3 foram sem a ajuda de nenhum medicamento.

Quando eu parei de tomar o BUP, a mando do meu psiquiatra, minha vida virou de ponta cabeça de novo!
Eu não sentia vontade de fumar, mas eu tinha momentos extremamente depressivos. De querer morrer e tudo.
No começo, eu achava que era TPM fora de hora, esperei mais 1 mês pra ver se normalizava e nada. No terceiro, quando eu me vi querendo morrer de verdade, procurei minha ginecologista.
"Doutora, tenho 1 semana normal e o resto é TPM pura, quero muito morrer saindo daqui, então por favor, me ajuda."
Como nada vem em doses leves, ao mesmo tempo em que eu parei de tomar o remédio, a filha do meu namorado se mudou para o interior junto com a mãe e ele começou a ir pra lá aos finais de semana. Não todos. Mas naquele maldito mês, eu não o vi em NENHUM final de semana. Ou ela estava aqui ou ele estava lá e eu estava aonde? Chorando sozinha em casa pensando em como seria ÓTIMO se eu fosse a próxima na lista de Deus.
Nada disso seria um problema dessa dimensão em tempos normais onde eu sempre teria meu Marlboro Light velho de guerra me acalmando e me fazendo cada vez mais dependente dele. Mas eu não estou em tempos normais. E não tenho mais o Marlboro Light. E não estava na lista de Deus aquele dia.
Depois de 1h30 de choro, soluços e afins, minha médica me explicou que eu não estava com TPM porcaria nenhuma. Que eu estava era enfrentando meu monstro interior sozinha. E estava ganhando.
"Tahyta, apesar de estar sem fumar por 6 - 7 meses, você esta sem o remédio há 2. O remédio te ajudou na pior fase. Agora é contigo. O seu cérebro ainda se lembra do prazer da nicotina e ainda vai te pedir. Mas agora você esta preparada para dizer "não cérebro, fique na sua". Eu posso te receitar um outro remédio mas assim que você parar de usá-lo, as crises voltarão e assim será até que você encare sua nova condição sozinha e enfrente o seu monstro."

CARALHO PUTA QUE PARIU VAI TOMAR NO CU PORRA!!!

Saí de lá mais aliviada por que desabafei toda minha angustia e recebi uma explicação para o que eu estava sentindo. Mas a minha frustração era nítida. Não peguei a receita do anti depressivo. Ela me receitou um fitoterápico que eu também não comprei. Já que eu tenho que passar por isso, vamos passar de uma vez. Já estou na merda mesmo, o que vier é lucro.

1 mês depois, cá estou. Não quero mais me matar. As vezes bate uma deprê mas esta cada vez mais fácil de lidar.
Estou bem menos dependente do meu namorado também, o que tem ajudado bastante a ficar sem ele aos finais de semana e durante a semana e sempre que eu não posso vê-lo ou quando ele não quer me ver.

A vida continuou a abrir seu caminho pra mim.

Não sei se ainda terei mais uma reviravolta ou se já estou "curada". Mas estou bem. Venha o que vier. Estou pronta. Eu acho.

Sinto todos os cheiros, gostos e o mais importante: consigo respirar.

Tenho frequentado cada vez menos os grupos do Facebook e o Fórum. Vez ou outra eu apareço para dar uma força moral para quem está começando mas realmente, sinto que o cigarro não faz mais parte da minha vida e não tenho mais vontade de falar dele.

Espero que você que esta lendo esse texto, um dia pense "nossa, bem que eu li naquele blog..." e siga em frente.

Eu estou seguindo. E estou me redescobrindo.

Boa sorte e não desista. Por pior que seja, vale a pena.

Beijos

SPH


6 comentários:

  1. Apesar de não ter passado com algo nem remotamente parecido, entendo - e muito! - o que você quer dizer com dependência psicológica; que, cá entre nós, pode ser mil vezes pior do que a dependência química em si.
    Mas aposto que com essas superações todas, você deve estar se sentindo cada vez mais poderosa e é por aí mesmo... tem mais é que se olhar no espelho e se achar "a" bacanuda.
    Então, bora comemorar, colega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos as bacanudas!!!
      Como vc esta?

      Excluir
    2. Firme e, quando penso no cigarro, é tipo uma saudade gostosa, sem sofrimento nenhum. Te juro que espero que continue assim...porque vai saber o que vou encontrar na próxima virada de esquina, né? Mas otimismo é meu sobrenome, então, vamo que vamo! Bj e tudibom procê.

      Excluir
    3. Que bom que vc esta firme tb!
      Vamos levando, uma hora eu volto ao normal, não é possível.
      Beijos e vamos que vamos!!

      Excluir
  2. TAhyta, legal o seu blog, boa inciativa, dessa forma pode ajudar a quem procura algum tipo de informação ao longo desse negócio pesado que é largar o cigarro. Estou a uma semana sem e ja sinto muitos dos beneficios. Inicialmente fiquei 72 horas sem dormir. AO longo dos dias foi melhorando um pouco mas acho que insonia vai ser um presenta que vai ficar rs.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, não desista!
    Sei bem como é esse vício, já estou a vários anos sem fumar. No inicio fiquei quase louco mas depois é maravilhoso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir